domingo, 21 de fevereiro de 2010

Salvador Dalí - quero ser ele quando crescer!


Pessoítas e merozoítas, o mundo de meu Deus é decerto cheio de pessoas, pessoas como você, como eu, como sua mamãe e como seu papai, mas há, dentre tantos humanitos e seres de menor tessitura, Pessoas que suplantam o âmago da escuridão da população em geral e escrevem seu nomitos no céu estrelado da Glória! Porque, amigos, enquanto muitos de nóses apenas morremos e desmorremos pela fama, há Humanos que conseguem a Glória, a Imortalidade na História.
Este senhorsinho que falarei agora foi um desses. O nome do boy é Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, ou, simplesmente, Salvador Dalí, ou ainda, DaDá para os íntimos.
Pois bem...este meu colega, este meu colega!!!aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah...ele foi o cara! Ele botou fogo no mundo arcáico-antiquado-paleolítico-demodê da arte européia. Jésus!!! O cara foi o CARA! Sabe aquelas pessoas que dividem, que marcam o nome, que separam a ante-era e a pós-era? Pois sim...este senhorito foi um desses! Ele separou o mundo em antes de Dalí e depois de Dalí, como o Nosso Sinhô Jésus Cristin também fez na religião. Ele era um pintor catalão que tinha uma caidinha pelo absurdo e era doidão pela Gala Éluard( nome artístico de Elena Ivanovna). Este home simplismente mudou o jeito de se pensar beleza, de se ver a beleza, de se conceber beleza, de ser beleza, de ser arte, de se conceber arte etc e tal. O Dadá foi um verdadeiro Show-Man! Ele se meteu em tudo, da pintura a escultura, do cinema ao teatro, sendo que em todas as vertentes do seu trabalho a estética do absurdo, da descontrução, da destruição de valores até então sólidos e precisos eram as constantes. O Dadá teve problemas com sua família, especialmente com o sacana de seu papis que ficou com a tia do orfão Dadá!><
Mas todo o sofrimento refletiu em sua arte e em sua personalidade forte e encrenqueira, que o tolheu em forte melancolia e ideações autodestrutivas(O.o'). Tudo na arte de Dadá é instigante, é absurdo, é cativante e revoulucionário! O home modificou todo o mundo depois dele, sendo referência para muitos artistas, como Alexander Mcqueen( estilista que escandalizou o mundo pagão das épocas de agora e que se matou um tempo desses), Björk(*-*), Lady GaGa(ma ma ma ma), Caê e seus coleguinhas(movimento tropicalista) etc. Dalí tinha Parkinson, o que lhe dificultou muitas coisas e talz.O nosso herói morreu a 23 e janeiro de 1989, aos 84 aninhos.
Uma hora dessas, ele deve tá ensinando Deus novas concepções de arte e de beleza!
*-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário